Sororidade

Sororidade é uma palavra que está em alta no universo feminino. Mas afinal de contas, o que é Sororidade?!

“Relação de união, de afeição ou de amizade entre mulheres, semelhante à que idealmente haveria entre irmãs.”

Esta é uma definição superficial da palavra, no meu ponto de vista. Sororidade significa muito mais que união e amizade entre mulheres, significa entender que todas as mulheres são uma extensão de você mesma.

Há muitos milhares de anos atrás nós vivíamos o matriarcado, onde a liderança da sociedade estava nas mãos de mulheres, cada uma tinha sua função e seu lugar dentro da sociedade e isso era respeitado por todas. A consciência de unicidade era viva, a disputa e a competição não existia entre as mulheres, isso cabia aos homens e sua energia masculina latente. A hierarquia entre as mulheres era algo totalmente natural, as curandeiras da tribo, as benzedeiras, as anciãs e etc iam surgindo naturalmente de acordo com suas habilidades e idade.

Infelizmente com o passar dos anos o patriarcado se fortaleceu e a energia masculina em nós se tornou mais latente, deixando de lado nosso Feminino Sagrado e nossa memória da Sororidade verdadeira. Essa memória pode não estar consciente em todas nós e talvez não esteja da forma como realmente deve ser, mas ela mora em nós e no nosso útero sagrado.

Sororidade é reconhecer e honrar o lugar da outra no mundo, mesmo que você não a conheça ou sequer goste dela. É enxergar que você mora naquela mulher e que ela mora em você, nós somos uma extensão uma da outra, estamos unidas pela Mãe Terra. Quando uma se cura, todas se curam. Quando uma é agredida, todas são agredidas.

É ir além do nosso próprio ego e dos nossos julgamentos, é acolher a outra como gostaria de ser acolhida. A sororidade passa a ser verdadeira e genuína quando praticamos primeiramente com nós mesmas, todos os dias nos amando e nos honrando. Respeitando e ocupando o nosso lugar no mundo.

Isso não é um estilo de vida, mas sim um nível de consciência.

Fotografia: Natalia Rocha (instagram:@nataliaroc)