Para você

Para você

Nós somos diretamente influenciados pela energia da Lua, a cada nova fase lunar que entra a energia no nosso dia a dia sintoniza com esse movimento e muitas vezes nem percebemos isso. Nós mulheres possuímos uma conexão especial com a Lua através do feminino que está mais latente e nossas sábias ancestrais orientavam suas luas internas com as fases da lua externa, a Mandala Menstrual nos ajuda a mapear esse movimento em nossas vidas mês a mês.

Embora digam que o ciclo menstrual comum é de 28 dias, cada mulher é uma mulher e isso pode variar muito. Considera-se que a duração normal varia entre 21 a 35 dias. Você pode ter o ciclo totalmente regular a cada mês, mas pode também oscilar entre um mês e outro. Nosso ciclo está intimamente ligado ao nosso emocional é comum quando há mudanças em nossa vida que o ciclo responda de alguma forma, podendo atrasar ou adiantar alguns dias ou até semanas.

O ciclo lunar é de 29,5 dias e o número de dias entre fases consecutivas é em sua maioria 7 ou 8, mas também ocorrem intervalos de até 9 dias ou de apenas 6 dias. Assim como o ciclo feminino não é regular e lógico, as fases da lua tem seu ciclo próprio podendo variar de mês para mês.

A Mandala Menstrual nos ajuda a mapear nosso ciclo e sintoniza-lo com as fases lunares. Cada fase lunar traz uma energia especifica e um arquétipo, mas cada mulher traz um mistério pessoal, nenhum ciclo é igual ao outro, fazendo a observação intima do nosso ciclo conseguimos conhecer melhor o nosso mistério pessoal e depois de alguns meses acompanhando a mandala conseguimos reconhecer padrões em nossos ciclos.

Esse instrumento simples de usar nos ajuda a ter mais consciência de nós mesmas e como nosso padrões se repetem mês a mês sem nunca termos percebido. Podemos perceber padrões emocionais e mentais que nos influenciam dia a dia.

Nosso ciclo inicia no primeiro dia da menstruação que pode durar de 3 a 7 dias variando de mulher para mulher, pós menstruação temos o período pré-ovulatório, a ovulação e o período pré menstrual. Cada uma dessas fases é vivenciada de forma diferente mês a mês e com a mandala lunar fazemos esse mapeamento para entender melhor como nos ajudar a lidar com essas fases da melhor forma possível.

A tpm é conhecida como a grande vilã do universo feminino, mas na realidade nada mais é que um período importante para o nosso autoconhecimento. A autora Cristina Cairo afirma: “A mulher, por natureza, possui o privilégio de um ciclo que lhe traz às suas mãos todo o mal de seu coração para ser resolvido. Todo mês, por muitos anos ,de sua vida, ela terá a oportunidade de se encontrar consigo mesma e corrigir sua linha comportamental, para, assim, libertar-se de doenças e infelicidade.”  

A Mandala também pode ser usada como guia da fertilidade, para saber o dia que estará ovulando calcule o número total de dias do ciclo e divida por dois, se seu ciclo tem 28 dias você ovulará no dia 14, assim você pode observar seus padrões emocionais, mentais e fisico nesse período fazendo o acompanhamento e as anotações mês a mês.

Mulheres que não menstruam e grávidas podem utilizar da mandala menstrual também, usando-a para observar seu comportamento e padrões de acordo com as fases da lua, se conhecendo melhor e trazendo mais consciência para seu estilo de vida. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais terão o mapeamento limitado, visto que os anticoncepcionais alteram o ciclo natural, mas ainda sim recebem da Grande Mãe e da Vovó Lua a sabedoria e o aconselhamento, podendo levar a mudanças de hábitos e liberação de medos da infertilidade ou desordem hormonais em geral.

Essa é uma mandala, criada por mim e pela ilustradora Larissa Arantes com uma livre adaptação da Moon Mysteries*.

É uma Mandala Lunar especial para você baixar e fazer esse acompanhamento de forma super colorida e divertida. Temos todas as fases da lua dividida em 29 luas no circulo, a lua preta representa a lua nova e a lua branca a lua cheia.

Como usar a Mandala Lunar

  1. Consulte no calendário em que lua foi o primeiro dia do seu ciclo e marque o numero 01 no circulo mais interno da mandala.
  2. No segundo circulo coloque a data que sua menstruação iniciou.
  3. No terceiro circulo de dentro para fora você vai relatar sintomas físicos que você sentiu naquele dia.
  4. No quarto circulo de dentro para fora você vai relatar como se comportou emocionalmente naquele dia.
  5. No espaços ao lado das luas você pode pintar, por exemplo vermelho para os dias da menstruação, verde para ovulação e assim por diante.

 

Mandala Lunar

 

Calendário Lunar 2017