Percepção da Fertilidade – Parte 2

Continuando nossa serie da Percepção da Fertilidade (acompanhe o primeiro post AQUI) vamos falar do ciclo menstrual da mulher. Afinal de contas, para ter a percepção do seu período fértil você precisa conhecer e estar em contato com o seu ciclo. As informações citadas aqui se baseiam em um ciclo natural, quando a mulher não usa nenhum tipo de dispositivo hormonal ou intrauterino.

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual dura em média 28 dias, mas isto não é uma regra. Cada mulher vai ter o seu ciclo pessoal e ele pode sofrer mudanças no decorrer da vida. É muito comum por exemplo no primeiro ano de menstruação ela não ser tão regular assim, como na menopausa também. Outros exemplos são mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico, pós parto, amamentação ou que saíram do contraceptivo hormonal. Nosso ciclo está ligado ao nosso emocional por isso quando passamos por algum impacto ou mudança que mexe mais profundamente com nossas emoções é comum que o ciclo sofra alterações também.

Liberte-se da ideia de ciclo ideal e comece a perceber o seu ciclo individual, ele será o seu guia interno. 

Somos influenciadas diretamente pela Lua, daí surgiu o termo “estar na Lua” ou “enluarada” que muitas mulheres usam para descrever quando estão menstruadas. E assim como a Lua o nosso ciclo possui 4 fases:

Menstruação

Contamos como primeiro dia do ciclo o primeiro dia de menstruação. O sangramento acontece devido a não fertilização do óvulo que havia sido liberado pelos ovários para ser fecundado, assim ocorre o desprendimento da camada mais interna do útero, o endométrio, que formou no ciclo anterior. 

Em geral o ciclo dura de 3 a 7 dias e a intensidade do sangramento varia do inicio para o final e pode variar entre 5ml a 80ml, isso é a somatória do volume de sangue de todos os dias da menstruação do ciclo. Para quem usa o coletor menstrual fica fácil acompanhar essa quantidade. Este é um período mais sensível para a mulher. Alguns dos sintomas são cólicas, dores nos seios, dores de cabeça ou na coluna, a energia pode estar mais baixa e o humor costuma sofrer algumas alterações. Nesta fase o colo do útero encontra-se aberto para que o sangue possa descer pelo canal vaginal.

Passando a menstruação logo o nosso corpo entende que precisar entrar na próxima fase que pode ter dois nomes.

Pré ovulação ou Fase Folicular

Nesta fase a energia da mulher já começa a mudar. Sua energia vital está mais alta e os ânimos começam a melhorar. Os folículos começam a crescer dentro dos ovários e o nível de estrogéno começa a aumentar, ele é o hormônio estimulante para o amadurecimento destes folículos. Enquanto isso o útero começa produzir o fluido cervical e a preparar o endométrio para receber o futuro óvulo.

O fluido cervical ou muco cervical é um liquido fabricado pelo útero para permitir que o espermatozoide sobreviva por mais tempo dentro do sistema reprodutor feminino. Nesta fase esse liquido ainda é pouco ou quase nada, mas mais para frente na ovulação, começa a tomar a consistência da clara de ovo. Este muco é totalmente natural, saudável e não tem semelhança nenhuma com os corrimentos vaginais que geralmente acarretam coceira e desconforto.

A medida que esta fase avança nosso corpo vai se preparando para a ovulação. Um dos folículos cresce mais que o outro e o útero está trabalhando arduamente na produção do muco cervical. Assim, já é possível percebe-lo com o aspecto mais esbranquiçado e cremoso. Você pode observar no papel higiênico quando vai ao banheiro, visto que o colo do útero ainda encontra-se aberto e assim o muco desce naturalmente pelo canal vaginal. O endométrio no útero vai encorpando nesta fase, para receber um possível embrião.

Em casos de relações sexuais desprotegidas nesta fase, o espermatozoide permanecerá vivo graças ao muco cervical úmido e na temperatura ideal para que ele se sinta em casa. No seu corpo você poderá perceber mudanças como os seios e lábios vaginais inchados, o humor fica mais para cima e a energia vital aumenta cada dia que passa e a libido normalmente está lá em cima!

Quando o fluido cervical atinge seu ápice de umidade, o útero esta fofinho e preparado para receber o embrião hormônio luteinizante (LH) aumenta e o óvulo é liberado pelo ovário.

Ovulação

O óvulo foi liberado pelo folículo! Normalmente essa liberação ocorre em um dos ovários, por isso as vezes sentimos umas fincadas no lado esquerdo ou direito. Eventualmente os dois ovários podem liberar óvulos.

O curioso desta fase é que ela não tem data fixa! A ovulação é super flexível, a fase mais flexível do nosso ciclo. Não dá para calcular a ovulação com datas, você pode fazer uma estimativa, mas somente com a observação do próprio corpo que você saberá quando estará realmente ovulando. Mesmo que seu ciclo seja super regular, a ovulação pode variar. Ela depende da fase anterior e ela não tem data certa para acontecer.

Menstruação não atrasa e nem adianta, o que faz esse movimento é a ovulação. A menstruação vai vir sempre por volta dos 14 dias depois da ovulação. 

Pós liberação do óvulo se tiver espermatozoides no sistema reprodutor feminino eles podem acabar se encontrando na tuba uterina e como sempre tem um mais espertinho, a fecundação acaba acontecendo.

O folículo vazio no útero é chamado de corpo lúteo começa a enviar informações para o corpo, assim o corpo começa a produzir mais progesterona que impede o crescimento de mais folículos nos ovários evitando assim uma ovulação extra. A progesterona trabalha o endométrio para que ele se torne rico em vasos sanguíneos, se tornando a cama perfeita para o embrião se fixar. O colo do útero se fecha e fica mais firme.

O óvulo sobrevive por volta de 72 horas no corpo da mulher, caso haja fecundação o embrião vai da tuba uterina até o útero onde irá se desenvolver, sem a fecundação o óvulo morre e se desintegra.

No caso da fecundação, o corpo lúteo continua fabricando progesterona. Dessa forma útero se mantém a cama perfeita no aguardo da chegada do embrião, chegando ao útero haverá o aumento do hormônio gonadotropina coriônica (hCG). Os testes de gravidez mostram o nível deste hormônio no corpo, se fizer o teste cedo demais poderá não ter dado tempo do embrião chegar ao útero e por isso pode dar um falso negativo.

Pré menstruação ou Fase Pós Ovulatória

No caso da não fecundação o colo do útero se mantém fechado e o fluido cervical não existe. O corpo ainda produz progesterona mantendo a energia lá em cima, mas aos poucos isso vai mudando e os sintomas como inchaço, oscilação de humor, sensibilidade nos seios e a TPM começam a aparecer. O corpo lúteo se desintegra mais ou menos 14 dias após a ovulação abaixando os níveis de progesterona e estrógeno no corpo e inicia-se um novo ciclo com a menstruação.

Nos próximos posts iremos:

  • Usar a Mandala Menstrual como ferramenta de autoconhecimento.
  • Métodos baseados na percepção da fertilidade ( Método da temperatura Basal, Método Billings e outros).
  • Ervas para cada fase do ciclo menstrual.

Se você não viu o primeiro:

Percepção da Fertilidade – Parte 1

Scroll to Top